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Desenvolvimento de liderança

“As pessoas podem aprender as habilidades para serem líderes”, diz o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger, “e elas não precisam de títulos formais para serem líderes. Na verdade, todas as pessoas são líderes em alguma área de suas vidas.”

Vivenciar seus cinco princípios para liderança ajudou o Capitão Sullenberger pousar o vôo 1549 no Rio Hudson e levar seus passageiros à segurança naquela fatídica manhã em 2009. Na vida e no trabalho, os mesmos princípios podem ser aplicados para ajudar a melhorar a liderança e tomar decisões boas e éticas, desenvolver lealdade e camaradagem, melhorar moral e trabalho em equipe, abraçar e aprender a partir de novas experiências e conquistar objetivos em meio a crises.

  • Tenha um conjunto de valores claros e viva-os consistentemente Quando você está certo de seus valores, você terá mais facilidade em decidir um plano de ação. Valores claros dão uma perspectiva a longo prazo e irão ajuda-lo a evitar reações precipitadas, incluindo atalhos morais.
  • Importe-se de verdade Líderes devem se preocupar com o trabalho que fazem e por que ele é importante. Eles também devem importar-se com seus funcionários e tentar criar conexões pessoais com eles. Quando você se importa, você pode inspirar grande lealdade. As pessoas preferem trabalhar para alguém que as veja como mais do que uma peça em uma máquina.
  • Crie um senso compartilhado de responsabilidade e empodere os funcionários Personalize as missões e objetivos da organização para ajudar os funcionários a entender onde eles se encaixam. Dê-lhes o maior controle possível sobre seus trabalhos, proporcione-os as ferramentas que precisarem e então deixe-os. Lembre-se: são os trabalhadores da linha de frente que sabem o que realmente está acontecendo em um negócio. E esse know-howinsights são desperdiçados quando a gerência não os escuta.
  • Faça compromissos de vida para aprender e crescer O Capitão Sullenberger nunca foi treinado especificamente para pousar um avião no Rio Hudson, mas ele alega que uma vida toda de treinamento, estudo e experiência ajudou-o a realizar esse feito. Invista em você mesmo continuamente; assim, você pode ser mais valioso para todos à sua volta – seu empregador, seus empregados, seus colegas, sua família e sua comunidade
  • Seja um realista otimista Um realista otimista é uma pessoa que possui uma visão positiva embasada na realidade e habilidade. Isso significa que você é confiante que irá ter sucesso, mesmo em face a uma crise, porque você preparou o terreno para isso. “Preparar o terreno” envolve aprender com aqueles com mais experiência na sua área, praticar o que você aprendeu e aprender com seus erros.