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Comunicação Empresarial Responsável

No mundo em alta velocidade dos dias atuais, basta um momento de descuido para criar uma correspondência empresarial que pode custar tempo e dinheiro da sua organização, bem como impactar negativamente sua reputação.

Lembre-se destas dicas para uma comunicação empresarial responsável:

  • Amplie suas definições de Correspondência Empresarial

No mundo digital atual, até mesmo um memorando ou a anotação mais casual podem ser preservados ou arquivados, e tornar-se parte de uma cadeia de comunicação que tem extensas implicações legais. Correspondência empresarial também inclui notas escritas à mão, rascunhos, mensagens de texto, memorandos entre escritórios, mensagens em redes sociais, e até mesmo notas auto-colantes e anotações em um documento

  • Entenda a linha tênue entre formal e informal Atualmente, é muito difícil separar o trabalho de nossas vidas pessoais. Tenha cuidado com o que você escreve. Você pode pensar que é particular, mas algo pode ser considerado correspondência empresarial e portanto sujeito  a investigações legais futuras.
  • Siga a "regra da manchete" Antes de comprometer-se a escrever algo, pergunte-se: "eu estaria confortável se essa comunicação ou qualquer parte dela estivesse na manchete de capa do jornal de amanhã?"
  • Atente-se aos contextos O risco de algo ser tomado fora de contexto é um dos principais riscos de uma comunicação pobre e irresponsável. Quanto mais tempo passar após você escrever um comentário num documento, menos provavelmente você se recordará de seu significado ou contexto.
  • Siga regras básicas de comunicação Escreva claramente, cuidadosamente e conscientemente. Contenha-se de fazer julgamentos de valor em sua escrita. Atenha-se aos fatos e escreva o que você conhece, e nunca assuma uma autoridade que você não tem; portanto, não dê garantias.