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Posição correta ao dirigir aumenta a segurança

Uma posição correta e ajustes de banco, espelhos e encosto garantem melhor resposta do motorista às adversidades do trânsito. Mais do que conforto, esse ritual envolve a saúde e a segurança dos ocupantes de veículo. Com o banco bem acertado, o motorista tem a força necessária nos braços para desviar com rapidez de um buraco ou evitar um atropelamento, a garantia de que o cinto de segurança vai funcionar com eficácia numa colisão e uma ajuda a mais na redução do cansaço do corpo, de dores musculares e até de doenças da coluna.

"A posição incorreta do condutor, aliada à vibração do veículo, provoca uma fadiga muscular intensa que pode levar a lesões vertebrais graves", diz o médico Dirceu Rodrigues Alvez, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

"O condutor deve encontrar sua zona de conforto, ajustando o assento aos pedais, que são fixos, de forma a alcançá-los sem esforço, e depois ao volante", afirma o consultor em ergonomia João Bezerra de Meneses. "O correto é não encostar nem a panturrilha nem a parte posterior do joelho no banco."

É importante lembrar que não existe apenas uma posição ideal. Aliás, a mudança de postura é necessária durante um longo tempo ao volante, para que a área de esforço seja trocada constantemente, sem sobrecarregar uma só parte do corpo. Uma leve mudança na inclinação do encosto pode resolver. Fazer pausas a cada duas ou três horas garante uma melhor concentração no trânsito e menos cansaço para o condutor.

Para saber se está tudo no lugar, faça o teste. Sem tirar as costas do banco, verifique se alcança com facilidade os comandos do painel e a alavanca de câmbio, se os instrumentos podem ser visualizados com facilidade e se o cinto de segurança está justo e não causa incômodo. Tudo certo? Então é só dar a partida e seguir viagem.

  • Assento

    Assento

    Se puder ajustar o assento, não o deixe muito alto, para evitar pressão na parte de trás dos joelhos. Deve haver pelo menos três dedos de distância do banco, para que nervos e veias não sejam pressionados e não comprometam a circulação, causando dores e cansaço.

  • Encosto

    Encosto

    A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus. A inclinação excessiva aumenta o risco de deslizar sob o cinto numa colisão. O encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto.

  • Pernas

    Pernas

    Para regular a distância do banco em relação ao painel, pressione o acelerador ou a embreagem até o fundo, até que o joelho fique levemente flexionado. Quando em descanso, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o piso.

  • Volante

    Volante

    Se houver ajuste de altura ou distância, o volante tem de ser posicionado de maneira que se vejam todos os instrumentos, sem precisar mover a cabeça para ler alguma informação. A direção não deve tocar nas coxas – deixe a distância de cerca de um punho.

  • Mãos

    Mãos

    Segure o volante com as mãos correspondentes aos ponteiros de um relógio na posição 10h10 ou 9h15. Isso garante liberdade de movimento para girá-lo com rapidez, no caso de um desvio de emergência.

  • Espelhos

    Espelhos

    O retrovisor interno é o primeiro a ser regulado e tem de visualizar todo o ambiente atrás do carro. Os externos devem manter a linha do horizonte no centro do espelho e mostrar o mínimo possível da carroceria, a fim de reduzir ao máximo os pontos cegos.

  • Cabeça

    Cabeça

    Para encontrar a melhor posição do apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto. Se possível, deixe uma folga de cerca de três dedos do apoio, assim ele absorverá o impacto com maior eficácia em caso de acidente.

  • Braços

    Braços

    Ajuste o encosto do banco depois da distância do assento. Ao segurar o volante, o cotovelo tem de ficar levemente dobrado (cerca de 120 graus). Para checar, veja se as mãos ficam juntas no alto do volante sem descolar os ombros do banco.

  • Braços

    Cinto de Segurança

    Posicione a faixa superior do cinto bem no meio do ombro. Assim, numa batida, não há risco de ele enforcar o motorista ou escapar do peito. Puxe a parte inferior para que não fique folgada sob o abdome, tornando-o mais eficaz. Ele deve ficar justo, mas nunca apertado.

(Livremente adaptada de Revista Quatro Rodas)

Quer saber mais sobre como dirigir de forma segura? Mande um e-mail para atendimento@training.dupont.com.