Selecione um país

Carregando, por favor espere

Entendendo a Cultura de Segurança

Entender a cultura de segurança é crítico para influenciar positivamente os comportamentos da organização.

A força do desempenho de segurança de uma empresa é totalmente relacionada com sua cultura de segurança. Não há bala de prata para melhorar a cultura de segurança e alcançar desempenho de segurança de classe mundial. Identificar e compreender os pontos fortes e barreiras ajuda a direcionar as melhorias necessárias para alcançar as metas desejadas.

Através da experiência da DuPont, descobriu-se que há três dimensões que devem estar presentes para criar uma cultura de segurança que leva a um excelente desempenho:

  • Compromisso de liderança: os líderes devem mostrar aos funcionários que eles estão firmemente comprometidos com a segurança.
  • Estrutura adequada: vital para suportar uma gestão eficiente.
  • Processos e ações: ações que a organização toma regularmente para melhorar seu desempenho, incluindo: observações de segurança, aprendizagem com os incidentes, etc.

Cada dimensão é fundamental para a alma de uma cultura de segurança. Só quando as empresas optam por avaliar a sua organização levando em conta estas três dimensões podem identificar melhorias que ajudarão a reforçar a sua cultura de segurança.

A DuPont desenvolveu a Pesquisa de Percepção de Segurança como um processo para a avaliação e melhoria da cultura de segurança da empresa. Ela envolve todos os níveis da organização e fornece aos líderes um objetivo, um processo orientado a dados para a compreensão da sua cultura de segurança comparado ao benchmarking. Todas as respostas são comparadas dentro da organização e de empresas de referência externas.

Entender a cultura de segurança da empresa e comparar com os dados de benchmarking ajuda a estabelecer planos efetivos para consolidar uma cultura que valoriza a melhoria contínua para alcançar a excelência. Também captura percepções e atitudes em relação à aspectos comportamentais.

A DuPont já aplicou a pesquisa em mais de 51 indústrias, 41 países, 1.100 sites e mais de 1,000,000 de pessoas já responderam. É um banco de dados robusto que suportará o processo de benchmarking e facilitará identificar como influenciar positivamente a organização.

Com os resultados da pesquisa, juntamente com o histórico de segurança, é possível identificar em qual estágio da curva de Bradley a cultura da empresa se encontra.

Benchmarking através da Pesquisa de Percepção em Segurança é um processo efetivo para medir e avaliar a cultura da organização. Somente empresas que aplicam estratégias e ações de maneira consistente alcançam resultados positivos ao longo do tempo.

Para obter mais informações sobre a DuPont Sustainable Solutions, visite www.solucoessustentaveis.dupont.com.br. Contate-nos pelo e-mail atendimento@training.dupont.com